O que comer antes do treino?

Uma alimentação inadequada pode reduzir a qualidade do seu rendimento na hora da malhação. Comer demais, além de causar sensação de estufamento, aumenta o tempo da digestão. Isso não ajuda num bom resultado durante os treinos. “Antes de malhar, o músculo precisa ter energia suficiente disponível para poder trabalhar com eficiência”, explica o nutricionista funcional e esportivo Renato França.
O tipo de nutriente que não pode faltar na refeição pré-malhação é o carboidrato. “Ele vai fornecer energia para o músculo crescer e consumir a gordura corporal”, diz França. Alimentos ricos em fibra e gordura podem ser dispensados. “A digestão deles é muito demorada, pode acontecer de faltar força para manter o ritmo do treino”, completa.

Batata-doce: O carboidrato ideal
Quem malha pela manhã, normalmente não tem uma ou duas horas disponíveis para esperar a absorção dos alimentos ingeridos. E é por isso que o nutricionista indica uma opção: “Existe um suplemento ideal para esse caso, à base de carboidratos extraídos do milho. Ele fornece energia ao corpo em apenas quize ou vinte minutos”, diz o nutricionista.

Shake de Proteína (Whey Protein) com Banana
À tarde ou à noite, você pode combinar carboidratos com proteínas. “Os alimentos proteícos devem ser consumidos em menor quantidade, pois demoram mais para fornecer energia”, acrescenta o nutricionista. Caso você opte por um sanduíche de queijo branco para o lanche, por exemplo, precisa esperar um pouco mais para iniciar as atividades. “Indico uma espera de 60 a 90 minutos antes do treino. Se a agenda está muito corrida, uma opção mais rápida é consumir uma barra de granola com suco de frutas 40 minutos antes de malhar”, completa.
Aveia, castanhas e frutas
E nada de malhar de barriga cheia. “Durante o processo disgestivo, uma grande quantidade de sangue vai para o estômago. E ao treinar, braços e pernas também precisam ser irrigados. Esse desquilíbrio pode causar desconfortos como tontura e queda no rendimento”, ressalta o especialista.
Be Sociable, Share!

Esta entrada foi publicada em NUTRIÇÃO e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta