Dieta “Pré-contest”: Apenas para atletas

Quero nesta edição passar a vocês leitores uma base de como uma dieta restrita pode alterar nosso corpo para modelar e deixar com a definição de um físico de atleta, mas também os males que os excessos destas restrições por período prolongado pode trazer.

Baseada em experiências de anos de dietas competitivas posso afirmar que não existe milagre ou fórmula mágica em conseguir a definição da musculatura e sim disciplina, dieta rigorosa e ajustada para cada indivíduo e ainda treino árduo diário.Pessoas que iniciam a treinar musculação nas academias ou se exercitando nas ruas ou piscinas seja qual for o esporte ou atividade física não vão alcançar bons resultados, se a nutrição não estiver balanceada para tal modalidade. Na realidade a maioria das pessoas começa uma prática esportiva e continua por meses, e muitas vezes, não tem acompanhamento de um nutricionista.Até que um dia seu educador físico lhe convença que a prática de exercícios se completa com uma boa dieta, aí sim esse indivíduo procura ajuda de um profissional e ao iniciar um cardápio percebe o quanto melhora há em rendimento de força, diminuição de fadiga, melhora na resistência etc..
Mas como seria esta dieta?Primeiramente é necessário saber o tipo de atividade que vai se propor a fazer, a partir daí estabelecer uma meta e se focar nela. Os alimentos precisam ser os mais saudáveis possíveis. Na dieta adequada não existem restrições alimentares, ela é composta de alimentos variados e deve suprir todas as necessidades nutricionais do indivíduo. A alimentação adequada, deve ser constituída de no mínimo cinco refeições (café da manhã, lanche, almoço, lanche tarde e jantar), muitas vezes ainda dependendo do individuo, será preciso fazer uma ceia e levar em conta o horário das refeições, que deve ser de três em 3 horas em 3 horas! Assim o metabolismo inicia o processo de queima de gordura, pois se deixamos de nos alimentar em algum desses horários nosso organismo reserva energia através de gordura depositada para manter as funções normais até que receba nutriente.
Além do aporte calórico ser adequado às necessidades do indivíduo, as calorias devem ser proporcionalmente distribuídas entre as refeições, deve contar em cada uma delas, alimentos dos grupos básicos (cereais, frutas e hortaliças, feijões, carnes, alimentos integrais).Uma dieta normal deve conter 55-65% do valor calórico total da dieta diária devem ser provenientes dos carboidratos; 10-15 % das proteínas e 20-30 % dos lipídios, segundo a pirâmide alimentar. Porém quando o principal objetivo é diminuir percentual de gordura esses valores mudam, pois em dietas que priorizem a perda de gordura o que se deve perder será apenas a gordura com preservação de massa magra, para isso a dieta precisa obter níveis reduzidos de carboidratos e gorduras e aumentada a proteína e sem esquecer-se da água. Todas as dietas de emagrecimento sejam elas hiperproteícas, hiperglicêmicas ou hiperlipídicas estão fatalmente fadadas ao insucesso, pois todas estas são desequilibradas e mesmo que emagreçam farão com que o peso perdido seja recuperado rapidamente, pois não se preocupam com perda de percentual de gordura do corpo e sim com a perda da massa magra. Então a recomendação seria que se mantivessem em uma alimentação equilibrada por todo o ano para que juntamente com a atividade física venham a obter o corpo do desejo da maioria das pessoas que praticam academia que é definição com preservação de massa magra.
Na próxima seção vou falar mais sobre a dieta de atletas a nível de competição, fiquem ligados!
Por: Luciane Vieira – Nutricionista e Atleta  Probiótica
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2 respostas a Dieta “Pré-contest”: Apenas para atletas

  1. Daniel Pinheiro disse:

    MUITO BOM ESSAS DICAS!!!!

    • emporio disse:

      Olá, Daniel!
      Que bom que gostou das dicas do nosso blog.
      A Empório agradece e quando tiver dúvidas entre em contato ou se desejar pode enviar sugestões!
      Conte sempre conosco. Até mais!

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