PICOLINATO DE CROMO x EMAGRECIMENTO

desejo-por-doceEstudos recentes apontam que o picolinato de cromo poderia inibir a vontade de comer doces, além de ajudar na perda de peso.
A principal função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces.
O picolinato de cromo é a forma mais bem absorvida pelo organismo do mineral cromo. A substância atua em enzimas ligadas ao metabolismo energético e age diretamente na regulação dos níveis de glicose sanguínea. Ele estabiliza os níveis de glicose, ameniza a fome e a necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos, como doces.
Antes de sair correndo para comprar um potinho de picolinato de cromo na farmácia saiba que o excesso deste mineral no organismo pode ser nocivo à saúde. Os efeitos colaterais incluem sobrecarga renal, dores de cabeça, insônia, diarreia e vômitos. Em casos graves pode levar a sérios danos hepáticos, anemia profunda e insuficiência renal.
Foram encontradas mutações genéticas e danos ao DNA de ratos que ingeriram altas doses de cromo. Os estudos são preliminares, mas apontam a necessidade de acompanhamento de profissionais especializados no consumo e na suplementação da substância.
Mas é possível encontrar o cromo na natureza? Sim! Brócolis, nozes, fígado, ameixa, nozes, maçã com casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e vinho são fontes ricas em cromo. Todos os estudos sobre a dosagem recomendada de picolinato de cromo ainda são controversos, mas não é recomendo a ingestão diária superior a 200mcg da substância.

qtd-cromo-alimentos
A deficiência de cromo no organismo é rara, já que precisamos apenas de pequenas doses diárias. O uso isolado de nenhum suplemento vai garantir o milagre do emagrecimento. A prática regular de exercícios físicos e a reeducação alimentar são fundamentais para a perda de peso.

Be Sociable, Share!

Esta entrada foi publicada em DICAS, NUTRIÇÃO. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta