O poder dos antioxidantes

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Já notou que ao cortar uma maçã, e deixá-la sobre a mesa, após alguns minutos,  sua cor irá escurecer? Essas manchas são os danos causados pelos radicais livres. Se deseja proteger a fruta de manchas escuras, coloque um pouco de suco de limão sobre a maçã depois que é cortada.  Os danos causados pelos radicais livres também podem serem vistos em postes ou grades, a ferrugem é causada devido à oxidação do metal, e o  mesmo vale para o corpo humano.  Quanto maior a quantidade de antioxidantes que ingerimos, maior será a nossa proteção contra os danos dos radicais livres.

É importante ressaltar que esses danos podem causar mutações nas células ou  danificá-las e até mesmo causar a morte da célula. Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre antioxidantes.

O que são antioxidantes?

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Os antioxidantes são substâncias químicas que reduzem a taxa de oxidação de células. A oxidação é onde as reações químicas transferem elétrons a partir de uma substância,  de um agente de oxidativo,  que resulta em uma alteração química. Alimentos ricos em antioxidantes e suplementos podem prevenir os danos dos radicais livres.

Grande quantidade de antioxidantes são encontrados em suplementos alimentares usados ​​para ajudar a prevenir o câncer e doenças do coração, sem contar que melhoram a saúde diariamente. Com uma boa dieta você pode ingerir diferentes tipos de antioxidantes enquanto suplementos alimentares, só têm antioxidantes específicos em seus produtos.

Qual é o propósito de antioxidantes?55555555555

Os antioxidantes melhoram a imunidade, portanto os danos celulares e o risco de doenças cardiovasculares  .Muitas pesquisas afirmam os inúmeros benefícios dos antioxidantes, pois podem retardar e prevenir até mesmo as células danificadas, além disso há indícios de que os antioxidantes podem ser um caminho natural para retardar o processo de envelhecimento. Portanto se está a procura da de “fonte da juventude”, certifique-se que você está  ingerindo a quantidade ideal de antioxidantes na sua dieta a cada dia.

O exercício provoca mais danos aos radicais livres?

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Bem, não se desespere, mas essa informação está correta. No entanto, os pontos positivos superam largamente os negativos. Durante o exercício, o consumo de oxigênio aumenta (pelo menos deveria ser, se você está treinando intensivamente). Este aumento de oxigênio provoca um aumento na produção de radicais livres, que danificam as células e provocam a fadiga muscular. O corpo usa antioxidantes,  que são encontrados no corpo para ajudar a reduzir os danos por radicais livres. O lado bom dessa história, é que o exercício fortalece o sistema de defesa do corpo. É por isso que a maioria das doenças que estão associadas com o stress oxidativo,  são encontradas mais facilmente em pessoas sedentárias.

Quais são alguns antioxidantes específicos?

A vitamina E, beta-caroteno, vitamina A, e coenzima Q10 são antioxidantes, que protegem as membranas lipídicas, enquanto a vitamina C, a glutationa peroxidase, superóxido dismutase, catalase,  protegem o organismo contra os radicais livres que são encontrados no citoplasma à base de água.

Mas não fique dependendo apenas dos suplementos, uma ótima opção para encontrar antioxidantes é na nossa dieta. Legumes, frutas, grãos, legumes e nozes são todos excelentes fontes de antioxidantes. Frutas, tais como mirtilos, framboesas, e amoras, todos têm quantidade abundante de antioxidantes. Espinafre e pimentão são grandes fontes vegetais de antioxidantes. Algumas boas fontes de grãos que têm uma boa quantidade de antioxidantes são cevada, milho.

Um lugar que muitas pessoas não pensam que seria um bom suprimento de antioxidantes seria nos produtos de cacau, como o chocolate ao leite ou amargo. Para aqueles que desejam ter um fonte de líquida de antioxidantes, café, vinhos tintos, chás e, como preto, verde e branco são ótimos para combater os radicais livres. Aqueles que procuram um lanche saudável também podem encontrar antioxidantes em amêndoas, nozes e pistaches.

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Outros alimentos que contêm antioxidantes

Legumes:

cebolas

gengibre

alho

cebolinha

tomates

cenouras

couve

espinafre

Vegetais de folhas verdes

brócolis

couve-flor

repolho

couve de Bruxelas

ervilhas

Frutas:

uvas

mirtilos

morangos

cerejas

maçãs

cranberries

framboesas

amoras

romã

laranja

ameixa

limão

kiwi

melancia

damascos

Nozes:

nozes

sementes de girassol

Leguminosas:

Soja

Feijão

Amendoim

 

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