O que acontece com o Músculo durante o treino

DURANTE EXERCICIO- INSTAGRAMpsd

 

Respiração intensa, coração bate mais rápido, dor nos músculos e suor. Essas são algumas das reações que percebemos no nosso corpo ao praticar exercícios físicos. E isto acontece porque diferentes grupos musculares são ativados para gerar o movimento.

Em exercícios intensos, quase todos os sistemas corporais direcionam seus esforços para ajudar os músculos a trabalhar ou então, eles param. Por exemplo, para bombear mais sangue aos músculos, o coração bate mais rápido. O estômago, por sua vez, diminui sua atividade durante os exercícios para não gastar energia que os músculos possam usar. Todos os órgãos estão coordenados para garantir o melhor desempenho.

Os músculos agem como motores elétricos, recorrendo a uma fonte de energia para gerar força: a adenosina-trifosfato (ATP). Para isto, o organismo deve fornecer oxigênio e eliminar subprodutos e calor. Ao correr ou nadar, por exemplo, os músculos trabalham para acelerar o corpo e mantê-lo em movimento. Já na musculação, os músculos trabalham para mover pesos.

E quando o esporte é radical, o que acontece? Alguns mergulham no meio de tubarões. Outros preferem vencer corredeiras em um bote inflável ou subir e descer paredões de montanhas. A boca seca, as pupilas dilatam-se, a pele empalidece, o coração dispara, os pelos se eriçam, o estômago vira. Em seguida vem o alívio, a satisfação, o intenso prazer. A descarga de emoção é, fisicamente falando, uma reação bioquímica que envolve a liberação no cérebro de três substâncias: a conhecida adrenalina, a endorfina e a dopamina. Quando a pessoa começa a se aprontar para a aventura, ela recebe uma descarga de adrenalina, o mediador químico que prepara o corpo para duas reações primordiais à vida: a fuga e a luta. É dessa descarga que vêm a boca seca, o aumento da frequência cardíaca, a dilatação das pupilas e a redistribuição do fluxo sanguíneo.

Be Sociable, Share!
Esta entrada foi publicada em DICAS e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta