Você sabe o que comer antes de treinar!?

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Praticar desporto é muito importante para a nossa saúde mas é essencial em alimentar-se de acordo com a duração e intensidade dos treinos. Uma refeição própria garante as reservas de energia necessárias para que a atividade física não se torne insuportável e até mesmo danosa para a saúde.
Neste artigo vamos ver os tipos de alimentos recomendados para quem faz exercício físico.

Alimentos indicados para consumir antes do treino

Antes do treino, o ideal é consumir alimentos cujos nutrientes permanecerão mais tempo na corrente sanguínea e, por essa razão, garantirão energia durante mais tempo. Quando se fala em alimentos que dão energia, fala-se dos hidratos de carbono. Um bom aporte   des macronutrientes, para além de garantir energia necessária para os treinos, irá preservar a massa muscular, pois o organismo escusa de usar as proteínas do músculo como fonte de energia.

Nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos também são necessários para o treino, embora não precisem de ser consumidos necessariamente antes dos treinos. Eles poderão ser consumidos ao longo do dia todo, distribuídos em várias refeições. Como referido anteriormente, o ideal é dar preferência aos hidratos de carbono complexos, presentes no pão, arroz e massa integrais, já que a sua digestão é lenta, garantindo energia por mais tempo.

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As frutas são uma boa escolha pois, para além de serem ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico – os melhores para garantir energia ao corpo – são também ricos em vitaminas e minerais, essenciais para os mecanismos de produção de energia.

Reposição de líquidos

Durante a prática do exercício também se deve tomar cuidado com a reposição de líquidos, isto é, com a hidratação do corpo.Uma má ingestão de líquidos antes e durante o treino acabará por prejudicar o desempenho. É importante prevenir estados de hipoglicemia e/ou desidratação.


Evite estes nutrientes

Imediatamente antes do treino, deve-se evitar a ingestão de fibras e alimentos ricos em gordura, pois devido a serem digeridos de forma mais lenta, podem causar desconforto gastrintestinal. Dê preferência aos lácteos com reduzida percentagem de gorduras (leites magros) e retire as cascas das frutas, pois eles são ricos em fibras.
Evite os frutos secos, ricos em gorduras, e refeições muito pesadas.

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2 respostas a Você sabe o que comer antes de treinar!?

  1. Gosto muito das dicas aqui do blog, tem me ajudado muito nos treinos, sou fã da Luciane Vieira, abraço….

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