Suplementação Feminina, e as diferenças metabólicas entre os Homens e as Mulheres – Por Luciane Vieira

Adão vs Eva

Segundo a bíblia, a mulher foi formada da costela do homem, mas porque então a
mulher tem tantas diferenças metabólicas, hormonais e físicas se comparada ao sexo
masculino? É justamente para se diferenciarem os sexos que a natureza agiu assim e
ainda o fato de a mulher poder gerar filhos, procriar e perpetuar a espécie humana.
E para poder gerar uma nova vida em seu ventre a mulher necessita de hormônios
diferenciados, gorduras em proporções maiores, enfim um metabolismo que permita essa dádiva de Deus que é o poder da procriação.

A maturação desses hormônios se iniciam na puberdade de ambos os sexos, porém nas meninas mais cedo que nos meninos. Os hormônios sexuais atuam par permitir o funcionamento adequado do ciclo reprodutivo e se denominam estrógeno, progesterona, FSH e LH , e cada menina irá se transformar em mulher com características genéticas específicas onde umas adquirem quadris mais largos, coxas grossas, um metabolismo mais lento. Ou aquela que possua dificuldades em aumentar peso, come em quantidades maiores mas mesmo assim queima gordura demais, possua um metabolismo acelerado. Essas variações metabólicas existem tanto no sexo feminino como no masculino, porém é a mulher quem mais sofre para se manter estéticamente melhor.

Na época de nossas mães e avós, algumas décadas atrás não se falavam em exercícios físicos regulares, existiam bem poucas academias e com bem pouca tecnologia, os nutricionistas não eram tão valorizados ou procurados para elaborar uma dieta saudável, diferente do que vemos hoje na era atual. E para elas a única saída seria mesmo comer menos, para manter saúde.

Hoje, graças a popularização da atividade física, cuidados com a saúde e a alimentação, muitas mulheres tem procurado academias e nutricionistas para lhes orientarem a respeito do que comer e como se exercitar corretamente e obter resultados.

A maioria dos médicos em consultas para cura de várias patologias nos dias atuais indicam a pratica de atividade física, alimentação regrada juntamente com seu medicamentos, para melhora de qualidade de vida, e com isso o aumento da freqüência em academias, clubes e nas ruas. Vemos muitas mulheres na ativa, se exercitando e se cuidando mais.

Com tanta evolução assim durante a passagem dos anos, surgiram também os suplementos alimentares que juntamente com a alimentação contribuem para a manutenção da saúde, para melhora de resistência e força física para o indivíduo que deseja uma performance maior e melhor em seus treinos diários. Os suplementos são vários, importados, nacionais, há muitas empresas fabricantes hoje no Mercado, e como saber o que escolher para tomar e obter um resultado satisfatório? No caso das mulheres ainda mais específico é o assunto porque como falamos anteriormente o sexo feminino possui uma constituição bem diferente do masculino e temos sim necessidades específicas de vitaminas e minerais.

Aqui serão indicados os nutrientes em forma de suplementos para ganho de massa muscular para mulheres, sim porque não? Muitas objetivam isso, e ou precisam aumentar sua massa magra, muitas chegam em meu consultório e me pedem um corpo da Juju (pânico), claro que não é assim tão fácil já que ela (Juju) tem uma genética privilegiada digamos assim. Ganho de massa não significa ter que ganhar gordura, pode-se fazer esse aumento com suplementos que forneçam os substratos adequados para o organismo feminino sem comprometer o nível de gordura corporal.

Abraço a todas e até a próxima .

Luciane Vieira
Nutricionista esportiva
Atleta womans physique IFBB
Patrocinada Black Skull USA

Be Sociable, Share!

Esta entrada foi publicada em DICAS e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta