Melhorando IG dos alimentos, o que consumir.

Boa tarde amigos de treino e inscritos em nosso blog, hoje nossa matéria é especial para quem não está muito familiarizado com o assunto, vamos lá!

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O índice glicêmico (IG), ou mais conhecido como glicemia é o fator que diferencia os carboidratos e também está ligado ao nível de açúcar no sangue.
Normalmente quando ingerimos carboidratos, os mesmos entram na corrente sanguínea em velocidades variadas, e com isso podemos classifica-los.
Se o carboidrato entrar muito rápido, mais rápida é a liberação de insulina pelo pâncreas, porque o corpo automaticamente tenta equilibrar o nível de açúcar no sangue.

A maioria das vezes depende se o carboidrato é simples ou complexo. Por ex: Amido do arroz e batata tem um alto índice de glicemia, quando o comparamos com o índice da frutose, estilo maçã, pêssego.

Quando ingerimos fibras solúveis, mudamos o nível de processamento do alimento. E quando é inteirado amido-proteína e amido-gordura, influenciam nos valores de índice glicêmico.

Alimentos de alto índice glicêmico (acima de 70)
Alimentos de moderado índice glicêmico (de 56 a 69)
Alimentos de baixo índice glicêmico (Até 55>

Ex: bolos, biscoitos, pão branco, batata frita, pizza etc.

E agora sabemos que tudo o que é gostoso tem um IG alto e nós não queremos isso certo?
queremos um corpo melhor, mais saudável, mais fitness, mais forte, mais bonito e claro com aquele tanquinho na barriga

E as vezes vem aquela tentação de doce porque os hormônios estão mudando sempre, principalmente nas mulheres, que ficam nos dias de TPM, mas vamos ao que interessa o que podemos fazer para melhorar isso?

Seus problemas são resolvidos ou pelo menos amenizado com fibra e gordura.

Ex: linhaça, farinha de maracujá, batata yacon, nozes, óleo de coco, e muito mais.

Pegamos algumas receitas que facilitam muito a vida:

A banana crua tem uma substância muito importante para o funcionamento do nosso intestino: o amido resistente.

Além dela possuir potássio, que é primordial para o funcionamento das células, porque participa de todos os processos musculares do nosso organismo, previne a osteoporose, também indicado pela energia celular pois promove o relaxamento muscular que é bastante indicado para pessoas estressadas.

Receita

Colocar a banana verde com casca e tudo em uma de pressão por 20 min, lave bem a casa antes com esponja, depois bata tudo no liquidificador com um pouco de agua, a banana sem casca vira uma massa, congele e corte em cubos.

Isso vai quebrar o IG alto, quando você quer tomar um suco de frutas em um horário que não deve, joga esse cubo, quer comer uma salada de fruta, jogue lá também, jogue na agua do arroz na agua do feijão tem que ser junto com a comida pois passa pelo processo de digestão, pura fibra. Precisa ser banana verde, porque o amido ainda não foi transformado em frutose, bem verde e escura de preferência.

Ela também substitui a farinha de trigo, 1 colher de sopa = 20gr de fibra, o organismo precisa de 30g de fibra /dia.

Quanto a questão da TPM pode ser usada canela com cacau, uma colher por dia só.

E seguimos melhorando o IG dos nossos alimentos.
Logo postaremos mais dicas!

Referências:
Dani Tâmega;
Eu Atleta;


N.J.

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