O músculo que faz a diferença! Isquiotibiais.

isoquiotibiais

Olá amigos hoje falaremos sobre um músculo importantíssimo, que poucos dão o devido valor, mas é um músculo que faz a diferença. são os músculos localizados na região posterior da coxa e que são responsáveis por dar forma ao glúteo, muitas mulheres têm foco mais em treino de glúteos e quadríceps, esquecendo dos outros grupos musculares.

É um dos motivos que levam muitas a não conquistar aquele bumbum alto e redondinho, pode ter certeza que é a falta de qualidade nos treinos de isquiotibiais.

Mais conhecidos como isquiotibiais são 3 músculos do nosso corpo que a maioria não tem o conhecimento: Bíceps Femoral, o semitendinoso e o semimembranoso.

São esses músculos que fazem o movimento de extensão de quadril e de flexão de joelho.

O Semitendinoso e o semimembranoso fazem a rotação medial do joelho, e o bíceps femoral a rotação lateral do joelho.

Ter o glúteo mais definido não é só uma questão estética, muitas pesquisas da universidade de Oxford descobriram que o tamanho do glúteo está ligado também a longevidade.

Os cientistas verificaram que nádegas grandes correspondem a taxas menores de colesterol e diabetes. Para treiná-las, os principais exercícios envolvem o movimento de agachar e estender.

O Agachamento quando feito abaixo da linha de 90º exigem o trabalho de mais de um músculo, como os posteriores da coxa, que são os responsáveis por estenderem o quadril. Então se for seguir essa linha de treinamento é preciso agachar, principalmente se for trabalhar outros grupos musculares no mesmo dia.

Sempre que for feito um exercício para o fortalecimento dos músculos isquiotibiais é preciso ter cuidado sempre.

Porque nesta região muscular passam muitas articulações, que por muitas vezes sofrem de insuficiência ativa.

É quando a musculatura fica mais frouxa, e afeta a intensidade na força, quando o movimento é realizado.

Essa tal “frouxada” acontece quando estamos como quadril em flexão, ex. ao realizar cadeira flexora sempre use o movimento com o quadril estendido afim de conseguir mais força no músculo.

Normalmente usamos para trabalhar a região do quadríceps o leg press, o agachamento, e o afundo, porem esses exercícios acabam recrutando a força dos isquiotibiais, mais ainda quando a angulação passa dos 90º.

Por natureza os isquiotibiais são fortes, mas sempre é preciso trabalha-los de forma certa, para que os movimentos sejam equilibrados.

Durante as flexões de quadril eles são responsáveis pela sustentação na hora do agachamento.

Por isso é sempre bom trabalha-los com uma atenção especial para esse músculo.

Cuidado com as cargas utilizadas pois esse músculo exige maior amplitude de movimento, é comum ver alunos erguendo o corpo para levantar o peso, mas é errado, principalmente na mesa flexora. O corpo deve ficar encostado junto a mesa, e realizando os movimentos sem levantar.

Priorize sempre pela qualidade do exercício e não pelo ganho de força.

O exercício muito rápido e muito curto não irá funcionar.
se quiser fazer uma contagem, faça 2 segundos para cima e 3 segundos para baixo, sempre em ênfase a contração muscular, seu descanso pode ser de 10 a 20 segundos.

hamstrings-anatomy-lesson

Praticamente todos os movimentos requerem o uso dos músculos bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso, por isso, é fundamental treiná-los para garantir flexibilidade, reduzir problemas de postura e levantar o bumbum.

Ref. Flexonline

N.J.

Be Sociable, Share!

Esta entrada foi publicada em DICAS, TREINOS e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta