ALIMENTOS FUNCIONAIS

O termo “funcional” implica  que o alimento tem algum valor principal identificado para o beneficio à saúde, incluindo a redução do risco de doenças para a pessoa que o esteja consumindo.

O International Life Sciences Institute of North América definiu alimentos funcionais como os alimentos que em virtude dos seus componentes fisiologicamente ativos, fornecem benefícios à saúde, além da nutrição básica.

 

Exemplos de componentes funcionais:

 

Classe/ componente Fonte Beneficio potencial
Beta Caroteno Cenouras, várias frutas Neutraliza a ação dos radicais livres que podem danificar as células e fortalece as defesas antioxidantes das células.
Luteína , Zeaxantina Couve, acelga, espinafre, milho, ovos e cítricos Podem contribuir para a manutenção de uma visão saudável.
Licopeno Tomates e produtos derivados de tomate Podem contribuir para a manutenção da próstata .
Fibras – Beta glucana Farelo de aveia, aveia em flocos, farinha de aveia Pode reduzir o risco de doenças coronarianas.
Fibra insolúvel Farelo de trigo Pode contribuir na saúde do trato digestivo.
Fibra solúvel Casca de psillium Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Cereais em grãos integrais cereais Podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer e contribuir na manutenção de níveis saudáveis de glicose no sangue.
Ácidos graxos monoinsaturados nozes Podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Ácidos graxos poliinsaturados –

ômega 3

Avelas, linho Podem contribuir nas funções mentais e visuais.
Ácidos graxos ômega docohexanoico [DHA] e eicosapentanoico [EPA] Salmão, atum, óleos de peixes Podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e contribuir na manutenção das funções mentais e visuais.
Ácido linoleico conjugado [CLA] Carne de vaca alguns queijos Pode contribuir na manutenção de uma composição corporal desejável e no funcionamento saudável do sistema imunológico.
Flavonóide – antocianidinas Amoras, cerejas e uvas vermelhas Fortalecem as defesas antioxidantes das células  e podem contribuir na manutenção da função cerebral.
Catequinas, epicatequinas, procianidinas Chá, cacau, chocolate, uva Podem contribuir na manutenção da saúde cardíaca.
Flavanonas Alimentos cítricos Neutralizam os radicais livres que podem danificar as células e fortalecem as defesas antioxidantes das células.
Proantocianidinas Amoras, cacau, morangos, uvas, vinho, amendoim Podem contribuir na saúde do trato urinário e do coração.
Sulforafano Couve-flor, brócolis, repolho, couve, rabanete Pode melhorar a desintoxicação de compostos indesejáveis e fortalece as defesas antioxidantes das células.

 

Além destes outros alimentos compostos por Fenois, Estanóis , Polióis, Prebióticos e probióticos fazem parte da classe dos funcionais.alimentos

Basta nos atermos na hora da compra nos supermercados com alimentos que realmente nos tragam alguns benefícios a saúde, evitando aqueles industrializados enriquecidos de açúcares e gorduras.

A maioria de nós sabe o que é bom ou o que não é o difícil é fazer mudanças. Mas lembre-se que, a partir do momento que escolhemos o que ingerir não só nosso corpo agradecerá, mas a saúde estará garantida.

Mude a hora é agora.

Abraço Nutricionista Luciane Vieira.

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