Porque Praticar Exercícios no Inverno?

Com o clima frio do inverno seu corpo pede repouso e menos atividades físicas, mas não dê ouvidos a ele. É justamente nessa época do ano que seu corpo terá melhores condições de queimar gordura.

Quando rajadas geladas atacam a pele, o cérebro estimula as glândulas suprarrenais em ação. As glândulas suprarrenais libertam quantidades excedentes de epinefrina (adrenalina) e epinefrina força as células de gordura a aumentar a quantidade de gordura no sangue e, com isso, a gordura pode ser capturada e rapidamente metabolizada a uma taxa elevada pelos músculos.

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A atividade física no frio, portanto, amplia a queima de gordura porque o próprio exercício aumenta os níveis de adrenalina e esgota o glicogênio muscular. 

Felizmente, o exercício de alta intensidade não é o mais adequado para a quebra da gordura, na verdade, os esforços de alta intensidade realmente tendem a frustrar que a gordura seja metabolizada. 

As pesquisas existentes sugerem que a intensidade ideal para a degradação de gordura é cerca de 70% VO2max , ou seja, em cerca de 80% da frequência cardíaca máxima, um nível de esforço bastante confortável para a maioria dos indivíduos. 

O exercício no inverno não só ajuda na mobilização de suas reservas de gordura, como também auxilia seu corpo a se livrar da gordura mais perigosa – a gordura que está dentro das cavidades do seu corpo, em seus órgãos internos. Curiosamente, é esta gordura interna, e não a gordura escondida sob a pele, que está relacionada aos níveis sanguíneos elevados de gordura e concentrações de colesterol.

Exercícios aeróbicos de ritmo moderado, de 50-90 minutos, são fantásticos para quebrar a gordura. Uma estratégia é se exercitar por uma hora, à noite cerca de três horas depois de ter terminado o seu jantar. Não coma após este treino, e, em seguida, completar mais um esforço de 60 minutos, na manhã seguinte, antes do café (em jejum). Seus músculos vão esgotar os depósitos de glicogênio, obrigando a gordura ser metabolizada em taxa mais elevada que o habitual.

Exercício físico no inverno pode ser difícil, mas lembre-se que ele vai trazer grandes benefícios.

Pratique exercícios físicos no inverno e mantenha também a qualidade da sua saúde.

eduardocataldo

Eduardo Cataldo Professor
CREF 039236-G/RJ

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