Os Rótulos dos suplementos alimentares

Muitos me perguntam sobre qual a quantidade de proteínas nos produtos, se ela é isolada, e quanto tomar, mas uma questão vem sendo discutida á algum tempo sobre os rótulos dos suplementos alimentares, e muitas vezes não é fácil entender através dos rótulos tudo o que os suplementos podem proporcionar entre alguns significados ali descritos.

Decifrar e entender o que está escrito em rótulos dos mais diversos suplementos alimentares não é tarefa fácil para a maioria dos consumidores que estão interessados nas informações ali contidas. A maioria que conhece são os praticantes de atividades físicas que optam pela suplementação alimentar, mas alguns se esquecem de inseri-los na dieta, afinal também são alimentos. Muitos são melhorados, isolados, e enriquecidos e podem até contribuir para uma dieta sofisticada em tratamento de patologias, mas também podem engordar se combinado com uma dieta descontrolada.

A resolução 259/2 que regulamenta a rotulagem de alimentos embalados, e 360/03 regulamenta a rotulagem nutricional de alimentos embalados, os dizeres são obrigatórios e compreende a produtos da seguinte forma, conteúdo liquido, validade, lote, fabricante, lista de ingredientes em ordem decrescente, tabela de informação nutricional com teores de proteínas, carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Isso obrigatoriamente e na porção sugerida pelo fabricante, outras informações são opcionais e devem ser submetidas a avaliações da ANVISA.
Mas o que torna o rótulo tão importante?
Porque dependendo da quantidade de carboidratos x proteína o produto pode fazer o contrário do desejado.

Essas informações devem ser apresentadas em porções seguidas, obrigatoriamente, pela respectiva medida caseira, que facilita o entendimento do consumidor na hora de ter uma noção do que equivaleria um porcionamento de 30g, por exemplo.

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Agora conheça a função de alguns nutrientes, que sempre estão descritos em todos os rótulos dos suplementos, e fiquem atentos a que devemos tomar cuidado:

– Valor energético: É A energia produzida pelo corpo, ao ingerir o alimento. Provém dos carboidratos, proteínas e gorduras fiquem atentos nas quantidades dependendo do objetivo, o excesso pode aumentar o peso em algo significante.

– Carboidratos: É um nutriente energético. Principal fonte de energia para o cérebro, também é bom ficar atento com essa quantidade de carboidratos, pois ele quem normalmente em alta quantidade pode se transformar em gordura.

– Proteínas: Nutriente usado na construção e manutenção dos tecidos musculares, aumentando a massa muscular, a superdose não é recomendada.

– Gorduras totais: Soma das gorduras do alimento, tecido adiposo acumulado em excesso em regiões como abdômen, perna, bumbum, entre outras partes do corpo.

– Gorduras saturadas: Prejudiciais à saúde. Seu consumo deve ser moderado. Em excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

– Gorduras trans: Gordura formada em processo de hidrogenação industrial. O excesso contribui para aumento do colesterol total e LDL e redução do HDL. O ideal é consumir menos de 2g/dia.

– Gorduras insaturadas: Gorduras de origem vegetal. Têm efeito antioxidante e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. São mono ou polinsaturadas. Devem representar mais de 20% das gorduras consumidas.

– Fibra alimentar: Componente de alimentos vegetais, não digerida pelo organismo. Atua no controle do peso e do colesterol, no funcionamento intestinal e controle de diabetes.
Sódio: Mineral que participa da regulação dos batimentos cardíacos e volume sangüíneo. Em excesso pode causar hipertensão arterial e acidentes vasculares cerebrais.

Agora que você conhece um pouco sobre o assunto… Não esqueça, sempre que comprar um alimento e principalmente suplemento, deve interpretá-lo dessa maneira, só assim você saberá o que realmente está comprando, procure uma Empório das Vitaminas mais próxima de você ou entre em nosso site www.emporiodasvitaminas.com.br e adquira já suplementos de qualidade, converse com nossos funcionários e tire suas dúvidas, experimente ser bem atendido!

Referencias Bibliográficas:
Muscle In Form
www.midwaylabs.com.br
corpo&suplemento

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Uma resposta a Os Rótulos dos suplementos alimentares

  1. Materia otima adorei muito boa vou sempre visitar o blog amei !

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