Os Termogênicos

TERMOGÊNICOS

 Boa tarde galera, quente hoje não é?
O verão vem chegando, e vem vindo muito quente e quando nós falamos de verão lembramos-nos de corpo sarado não é? E seu corpo teima em acelerar o metabolismo para queimar as calorias e ficar definido, neste artigo vamos falar sobre uma dica de como aumentar essa queima de gorduras e “bombar” seu rendimento no treino, através de uma forma muito usada por muitos atletas de ponta e que também pode ser usado por outras pessoas que treinam, ou ainda correm e que façam até aquela caminhada e que desejam um corpo mais definido por um prazo mais curto.

FAT-BURNING-MACHINE-INS2

Teoricamente existem dois caminhos para o controle do peso que são:  a redução da energia digerida, ou seja, controlar sua alimentação diária, ou aumentar o gasto calórico por meio de exercícios físicos e outras atividades, mas na verdade um complementa o outro. É meio contraditório o que vou dizer, mas comer queima calorias. É necessário, é claro, a ingestão de alimentos específicos; que exerçam essa função no organismo. São os mais conhecidos como termogênicos, que são substancias que tem a capacidade de acelerar o metabolismo, promovendo a queima maior de calorias e reduzindo o apetite. Essas substancias são mais conhecidas como queimadores de gorduras  por sua vez que são muito uteis para na sua metabolização, transformando –as em energia.  Alimentos termogênicos possuem o efeito térmico ou de termogênese, que faz com que o corpo gaste certa quantidade de energia durante o processo digestivo.  Essa ação que é chamada de termogênica quer dizer que transforma os nutrientes em energia, principalmente as calorias que tem origem da gordura corporal. Esse tipo de propriedade não só favorece quem quer perder peso como também quem muita falta de energia.

A ação do termogênico é de aperfeiçoar o metabolismo para maior queima calórica ao longo do dia, mesmo durante o descanso. Não permitindo assim que ocorra as reserva de “energia” gordura.  Mas para entender o que é realmente o s termogênicos primeiro precisamos conhecer o que é o metabolismo.

Burnerji_0

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que as substancias sofrem no interior dos organismos vivos, para mante-los funcionando.   Que é a quantidade de calorias que o corpo queima para manter-se vivo.

A velocidade em qual o corpo queima as calorias é chamada de “taxa metabólica” , que é determinada basicamente por fatores genéticos.

Quando o metabolismo é lento isso significa que o organismo reserva as gorduras e vai queimando-as aos poucos, o que aparece quando o emagrecimento é mais difícil.

Já aquele metabolismo rápido, comum em poucas pessoas, resulta em melhor aproveitamento energético das substancias ingeridas, que ocasiona a rapidez no emagrecimento, e em algumas vezes na dificuldade de se manter em peso ideal.

Os termogênicos aceleram o metabolismo, pois elevam cerca de 1 grau na temperatura corporal.

Agentes termogênicos mais conhecidos:

Guaraná: o guaraná é rico em cafeína e é um alimento dos mais consumidos, é um ótimo aliado para queima de gordura e aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares.

GUARANTaurina: A taurina é comum em bebidas energéticas. Ela intensifica os efeitos da insulina sendo responsável pelo melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo inclusive auxiliar o metabolismo. A taurina também combate o catabolismo muscular.

Chá Verde: o chá verde é rico em substancias antioxidantes. Em sua composição também podem ser encontrados nutrientes que diminuem o colesterol ruim, e ainda, fortalecem o sistema circulatório, prevenindo doenças, o chá verde é usado como emagrecedor por ser diurético e um laxante natural. O chá verde constitui em sua formula na maioria da vezes, em catequinas, que age em sinergia com a cafeína, que tem relação com a melhora no condicionamento físico,  melhora a capacidade de execução dos exercícios e ainda retarda a fadiga muscular. Os efeitos do chá verde na gordura armazenada no corpo são perceptíveis na redução digestiva e no aumento da termogênese no tecido adiposo marrom , por ativação do beta-androceptor .

Cha-Verde-650Cafeína: A cafeína tem excelentes propriedades termogênicas e, por conta disso, é encontrada na maioria dos emagrecedores. Sua função é quebrar e mobilizar a gordura, fazendo com que o corpo a utilize como energia.  Outra função muito conhecida da cafeína é aumentar os estímulos e evitar a fadiga muscular durante as atividades físicas.

cafe-graoQueimadores completos: são produtos com conjunto de ingredientes termogênicos que agem em sinergia para melhores resultados. Esse mix de ingredientes são muito comuns em suplementos para emagrecimento.

termos

A vantagens para o uso de termogênicos são várias, desde o desempenho até a redução da gordura corporal, salientando que pessoas com problemas cardíacos, ou de pressão arterial devem evitar o uso suplementos termogênicos a base de cafeína,  devido ao aumento dos batimentos e pressão, também nunca se esqueça da ingestão de proteínas durante o consumo de termogênicos, pois eles também diminuem a massa magra junto.

 

Be Sociable, Share!

Esta entrada foi publicada em DICAS e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta