A Nutrição Anti-Aging

O combate dos radicais livres, evitar o envelhecimento, prevenir a flacidez, aparecimento de linhas de expressão e rugas, e clarear as manchas, tudo isso é possível através de um consumo regular de suplementos, veja neste artigo quais as substancias corretas para manter a saúde e beleza da pele.

Com o passar de anos, nosso corpo sofre muitas alterações clinicas e fisiológicas. Por efeitos externos ou também por internos, no dia-a-dia a preocupação maior tem sido com relação ao processo de envelhecimento, tanto físico quanto mental, e com uma aparência jovem e saudável, independente de idade cronológica, a ciência tem acompanhado essa busca incessante pela estética pela estética e pelo bem estar, evoluindo juntamente constantemente em conjunto com a nutrição, a cirurgia plástica, as técnicas  estéticas, atividade física e cosméticos.

O processo de envelhecimento é um fenômeno natural e inevitável, que envolvem muitos fatores como ambientais de irradiação solar, fumo, estresse, álcool, má alimentação, dieta pobre em vitaminas, minerais e antioxidantes e  outros fatores internos como redução de enzimas antioxidantes, aumento de radicais livres, redução de reparação de tecidos, redução de vascularização, redução hormonal, entre outros.

Os radicais livres são produzidos em nosso organismo e estão relacionados a processo degenerativos.  Em excessos eles são tóxicos e favorecem o envelhecimento.

A pele é o maior órgão do corpo humano, protege os órgãos internos das agressões vindas externamente, e além de apresentar funções estéticas de funcionar como “cartão de visita” de cada um, sendo um reflexo exterior de saúde. A sua aparência, elasticidade, brilho e textura são dependentes de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes vitais. Estudos no mundo todo tem demonstrado que alguns nutrientes podem ser capazes de melhorar a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas e manchas senis.

Na pele o avanço da idade interfere nos processos de permeabilidade, cicatrização, angiogênase, função imunológica, produção de suor, síntese de vitamina D, alterações no mecanismo de estabilidade e reparo do DNA, na síntese dos Lipídeos e no metabolismo celular como um todo.

A partir dos 20 anos de idade, que ocorre redução nas fibras de elastina da pele, e após os 30 anos as fibras de colágeno também perdem a capacidade de reposição adequada, fatores que se intensificam com o passar dos anos e correspondem a perca da firmeza e elasticidade da pele e o ganho de rugas finas.

A nutrição anti-aging surge então para ajudar pessoas preocupadas em atenuar as alterações físicas e mentais do envelhecimento. Usando o foco da alimentação para uma pele saudável, deve estar no combate aos radicais livres, portanto dieta rica em carboidratos, refinados, gorduras saturadas, alimentos industrializados, entre outros, contribuem para acelerar o envelhecimento, enquanto que o baixo consumo de verduras, frutas e fibras, aumenta a formação de radicais livres.

pele-saudável-conselhos

Muitos estudos demonstram que uma série de nutrientes e alimentos devem ser consumidos regularmente, pois melhoram a saúde da pele e combatem o envelhecimento precoce.

A dieta deve ser equilibrada em calorias e nutrientes, para assim garantir a construção e renovação celular.

Alguns alimentos para uma pele saudável são:
– Açai, laranja, mirtilo, framboesa, amora, ameixa, romã, manga, abacaxi, peixe, ovos, brócolis, aveia, linhaça, castanha-do-pará, soja, cacau e chá verde.

Também não podemos esquecer-nos da água, que é a maravilha que hidrata as células da pele, evitando o ressecamento e a escamação.

A suplementação oral de minerais, vitaminas e outros nutrientes pode ainda modular a função celular, melhorando o aspecto da pele, desde que feita com cautela, para evitar excessos que podem levar a outros problemas.

Estamos em um momento em que os cosméticos, também chamados de pílula da beleza, vêm ganhando espaço nas prateleiras. Eles surgiram com o conceito de nutrir a pele de dentro para fora por meio de capsulas que contenham princípios ativos especiais, como vitaminas, minerais, ervas e aminoácidos, os quais previnem o envelhecimento, a queda capilar, fortalecimento das unhas e até celulite.

Em tratando de pele podemos citar alguns suplementos para complementar a sua dieta e seu tratamento dermatológico com ações antioxidantes, clareadoras da pele, anti-envelhecimento, anti rugas, flacidez e linhas de expressão.:

SUPLEMENTO

FUNÇÃO

Licopeno *Potente ação antioxidante – evita dano celular.

*protege do fotoenvelhecimento.

Beta-caroteno *Estimula ação de melanina.

*Protege do fotoenvelhecimento.

*Reduz rugas, aumentando a elasticidade e melhorando a expressão de pró-colágeno.

Chá verde *Antioxidante.

*Inibe o processo inflamatório.

Coenzima Q10 *Prevenção do envelhecimento da pele induzindo pela exposição ao sol.

*Eficaz também na redução na profundidade das rugas.

*Reduz processos inflamatórios.

Colágeno Hidrolisado *Hidratação da pele.

*Materia-prima estrutural da pele.

Glucosamina *Hidratação da pele.
Óleo de Prímula e Borragem – ácido graxo gamalinolenico (GLA) *Hidratação da pele.
Rutina *Antioxidante

*Efeito inibitório sobre enzimas (elastase e hialuronidase) que degradam elastina e ácido hialurônico – componentes naturais do tecido conjuntivo.

Pomegrate (romã) *Antioxidante.

*Rico em GLA.

Resveratrol (uva) *Antioxidante.

*Retardo ao envelhecimento cutâneo (retarda o aparecimento de rugas).

*Estabiliza o colágeno – inibindo enzimas (colagenase e elastase) que degradam o colágeno e a elastina.

Silício orgânico *Efeito Lifting Oral.

*Alta hidratação da pele.

*Aumento da Síntese de colágeno e elastina.

Vitamina E, Vitamina C *Antioxidantes
Ácido Lipoico *Ação antioxidante intra e extracelular.

*Evita a glicação (inativação)protéica/colágeno

*Leve ação despigmentante.

 

Sendo a pele um tecido do corpo humano, ela também depende de uma nutrição adequada para se manter viva e com aspecto saudável.

Se você deseja melhorar a saúde de sua pele, melhores seus hábitos de vida, corrija sua alimentação, pois se há associação dos atuais cremes e tecnologias dermatológicas em conjunto com a dieta e os neutracêtonicos, com certeza haverá resultados positivos na certa e uma aparência mais jovem!

pele-saudável

 

 Fonte: Revista Suplementação.
Be Sociable, Share!

Esta entrada foi publicada em DICAS, NUTRIÇÃO e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta