Suplementação Pré-Contest

Muitos são os suplementos alimentares disponíveis para auxiliar os praticantes de atividades físicas em geral a alcançarem seus objetivos, aqui vou tratar apenas da suplementação básica que sempre utilizo nas semanas que antecedem as competições de fisiculturismo na categoria Men´s Physique.

Na fase pre contest os suplementos que utilizo e considero mais importantes são: BCAA e Whey Protein. Eles são a base da minha preparação.

Os BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA, do inglês: Branched Chain Amino Acids) são liberados pelo fígado durante a atividade motora. São eles os seguintes aminoácidos essenciais: valina, leucina e isoleucina.

A utilização desse suplemento é importante porque, com o esforço intenso dos treinos, os aminoácidos de cadeia ramificada atingem, sobretudo, a musculatura exercitada, onde são consumidos e participam da conversão do piruvato em alanina, a qual é encaminhada ao fígado para nova formação de piruvato. Com o esforço moderado, os aminoácidos de cadeia ramificada atingem a mitocôndria da musculatura exercitada, participando da síntese de glutamina, a qual segue para os tecidos para a formação de glutamato. Enfim, observa-se que o consumo muscular de aminoácidos de cadeia ramificada visa à manutenção da funcionalidade do Ciclo de Krebs, e tanto a síntese de alanina quanto a de glutamina são a forma encontrada para remover da musculatura os grupos amínicos. Na verdade, dessa forma, os aminoácidos de cadeia ramificada podem substituir a glicose nas vias de energia, evitando o catabolismo.

Já o Whey Protein é atualmente considerada como a melhor fonte proteica, utilizada por atletas e esportistas de todas as modalidades, se destacou pela sua maior retenção de nitrogênio, altas concentrações de glutamina, absorção rápida, alto teor de aminoácidos essenciais.

Ainda no que se refere à Suplementação pre contest também costumo fazer uso de arginina e suplementos termogênicos.

A arginina é um semi-essencial amino ácido envolvido em inúmeras áreas de fisiologia humana, incluindo a produção de óxido nítrico (NO) – uma molécula chave na regulação vascular, atividade imunológica e função endócrina. A arginina é também envolvida na produção de proteína, cicatrização de feridas, função eréctil e fertilidade.

A utilização de arginina como suplementação em doses elevadas (aproximadamente 250 mg / kg massa corporal) aumenta a secreção de GH, um efeito de interesse para os construtores de corpo que desejam tomar vantagem das propriedades anabólicas do hormônio.

Em um ensaio clínico controlado, arginina e ornitina (500 mg de cada um, duas vezes por dia, cinco vezes por semana) demonstrou uma diminuição significativa (valor-p =) no corpo de gordura, quando combinada com exercício. Também, a longo prazo, a suplementação “lowdose” de arginina e ornitina (1 g cada, cinco dias por semana durante cinco semanas) resultou em maiores ganhos de força e melhoria da magra massa corporal.

Quanto aos suplementos termogênicos, estes atuam no sistema nervoso central de Diversas Maneiras, sendo basicamente uma potencialização da atuação dos neurotransmissores que promovem estimulação à termogênese facultativa. Com isso, há um aumento da temperatura corporal, melhorando todas as ações desenvolvidas pelo nosso organismo.

Os principais Benefícios dos termogênicos para os atletas são: estimulação energética, diminuição da fadiga muscular, potencialização da contração muscular, estado de alerta e maior concentração, aumento do metabolismo orgânico geral, sensação de prazer e aumento da lipólise (quebra da Gordura) e da oxidação das gorduras.

Esses são os suplementos que considero básicos para a minha preparação, além desses, outros podem ser adicionados com objetivo de aperfeiçoar os resultados como: glutamina, poli vitamínicos, omegas 3, 6, 9, picolinato de cromo, antioxidantes etc.

Importante destacar que a escolha dos suplementos alimentares deve ser feita sempre de acordo com seus objetivos pessoais e preferencialmente com a orientação de um profissional.

EDUARDOCATALDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eduardo Cataldo
Professor de Educação Física
Atleta da Categoria Men´s Physique

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